Rede Sementes da Vida

BIOCA CERRADO - Biodiversidade e Cadeias Produtivas: Restauração de Áreas Degradadas e Sustentabilidade Socieconômica no Cerrado Goiano

O Projeto BIODIVERSIDADE E CADEIAS PRODUTIVAS: restauração de áreas degradadas e sustentabilidade socioeconômica no Cerrado Goiano, em conformidade com o Edital 19/2023 Floresta Viva – Corredores de Biodiversidade, apresenta a proposta de restauração ecológica de 200 hectares do bioma Cerrado e fortalecimento das cadeias produtivas regionais. As ações serão realizadas no Corredor 6, denominado Veadeiros Pouso Alto Kalunga em Goiás.

O objetivo geral é promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais no bioma Cerrado, por meio da restauração ecológica de áreas degradadas, criando as condições para o fortalecimento das cadeias produtivas regionais e da agro sociobiodiversidade, nos territórios quilombolas, assentamentos de reforma agrária e Comunidades Camponesas no Nordeste Goiano.

Serão usadas as metodologias para a restauração ecológica, capacitação, fortalecimento das culturas tradicionais, mapeamento e monitoramento para dar continuidade das ações e o controle territorial pelos sujeitos locais, mediante
capacitação e treinamento. Ainda, serão implementados SAFs – Sistemas Agroflorestais e Corredores Agroecológicos com pomares agrobiodiversos com o intuito de impulsionar as cadeias produtivas, permitindo a ampliação da produção de comida para autoconsumo e comercialização mediante as feiras locais/regionais e atendimento às demandas das políticas públicas – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar ( PNAE) – do Governo Federal, assegurando trabalho, geração de renda e inclusão produtiva em consonância com a conservação do bioma Cerrado.

Essas atividades serão elaboradas de forma transparente e participativa, com os sujeitos diretamente envolvidos e serão implementados em 48 meses, conforme os resultados esperados e cronograma do Projeto. Ao fim dessas atividades, serão constituídos 200 hectares de áreas de Cerrado com restauração ecológica iniciada, a implementação dos sistemas agroflorestais, pomares agrobiodiversos e Corredores Agroecológicos. Essas ações asseguram a continuidade (sustentabilidade) das atividades, à medida em que os sujeitos envolvidos, a partir de então, capacitados, poderão assumir a continuidade das ações executadas.

Ainda, o fortalecimento das cadeias produtivas regionais, a partir do avanço do extrativismo e manejos ecologicamente adequados, produção e comercialização de alimentos, associados ao fortalecimento do turismo de base comunitária, resultarão na melhoria das condições de existência das Comunidades, garantindo trabalho, renda e inclusão produtiva.

Rolar para cima