Rede Sementes da Vida

Comunidade Kalunga do Vão do Moleque inicia implantação de SAFs com apoio do projeto BIOCA

Neste sábado (28), a equipe da Agrobio e representantes da Associação Quilombola Kalunga (AQK) reuniram-se com moradores e lideranças da comunidade Kalunga do Vão do Moleque, em Cavalcante (GO), para apresentar as ações do projeto Biodiversidade e Cadeias Produtivas (BIOCA) e realizar o cadastro das famílias interessadas em implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs).

O encontro marcou o início da implantação de oito SAFs na região. As áreas selecionadas fazem parte da meta do projeto de restaurar 200 hectares de Cerrado, integrando conservação ambiental com valorização das cadeias produtivas locais. A iniciativa promove o uso sustentável da terra, fortalece a agricultura familiar e resgata práticas tradicionais de manejo.

Participaram da reunião lideranças de diversas localidades do Vão do Moleque, entre elas Redenção, Capela, Maiadinha, Tabocas, Boa Sorte e Corrente.  Presidente da AQK, Carlos Pereira evidenciou que “a chegada do BIOCA representa mais do que uma ação ambiental. É também o reconhecimento da importância dos territórios quilombolas e da contribuição das comunidades tradicionais para a proteção do Cerrado”, afirmou.

Executado pela Agrobio, o BIOCA é financiado pela Petrobras e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do edital Corredores de Biodiversidade – Floresta Viva. A gestão dos recursos é feita pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O projeto propõe uma abordagem integrada para a restauração ecológica no Cerrado, aliando conservação da biodiversidade e geração de renda com base em cadeias produtivas sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima