Rede Sementes da Vida

Agrobio prorroga prazo de seleção para Agentes Populares de Transição Agroecológica

A Associação Nacional de Fortalecimento da Agrobiodiversidade (Agrobio) anunciou, nesta segunda-feira (1º), a retificação do cronograma para a contratação de 10 Agentes Populares de Transição Agroecológica. O processo seletivo, que estava previsto para encerrar o recebimento de currículos em novembro, foi prorrogado, oferecendo aos candidatos mais tempo para se inscreverem. O novo prazo final para o envio de currículos é 03 de dezembro de 2025.

Os agentes selecionados atuarão em Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Pará e Maranhão, no âmbito do projeto Rede Sementes da Vida: Cultivando a Biodiversidade e Fortalecendo a Agroecologia no Brasil.

Perfil e Atuação

Os profissionais serão responsáveis por acompanhar corredores agroecológicos e sistemas agroflorestais, apoiar a implantação de estruturas de beneficiamento de sementes e biofábricas, e mobilizar comunidades. A atuação visa orientar o manejo agroecológico, fortalecendo a produção de alimentos saudáveis e reduzindo a dependência de insumos químicos.

É requisito obrigatório para a vaga ter experiência comprovada com agricultura tradicional, sementes crioulas, sistemas agroflorestais, educação popular e atuação junto à agricultura familiar e movimentos camponeses.

O projeto, que tem alcance direto a 1.600 famílias camponesas e comunidades tradicionais em 71 municípios, prevê a formação de 160 Agentes de Transição Agroecológica. Todo o material técnico e de comunicação produzido pelos agentes será de propriedade da Agrobio e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 Novo Cronograma

O processo seletivo, com vigência contratual de 20 meses, seguirá o seguinte calendário:

  • Envio de currículos: Até 03 de dezembro de 2025.
  • Análise curricular: 04 a 05 de dezembro.
  • Entrevistas (Online): 07 a 11 de dezembro.
  • Divulgação de resultados: 12 de dezembro.
  • Assinatura do contrato: 14 de dezembro.

Os currículos devem ser encaminhados por e-mail diretamente para a entidade parceira responsável pela contratação em cada estado (ACAMPONESA, ACEPIBA, ACCAPE, ACCESE e ANAPAMAV). 

Acesse aqui o Termo de Referência completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima