A Associação Nacional de Fortalecimento da Agrobiodiversidade (Agrobio), divulgou nesta segunda-feira (1°) o resultado do processo seletivo para contratação de Agentes de Transição Agroecológica. A seleção faz parte do Projeto Rede Sementes da Vida: Cultivando a Biodiversidade e Fortalecendo a Agroecologia no Brasil, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio do Termo de Fomento nº 969610/2024.
Após análise curricular e realização das entrevistas, foram selecionados(as) os(as) profissionais que atuarão diretamente nos territórios de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Pará e Maranhão, apoiando comunidades rurais e tradicionais no fortalecimento da agrobiodiversidade, na produção de sementes crioulas e na transição agroecológica.
Foram selecionados os seguintes profissionais:
Sergipe: Luiz Fernando Santos de Jesus
Pará: Cristiane Nascimento de Oliveira
Minas Gerais: Jessica Samara Sousa Rodrigues Ferreira
Pernambuco: Ana Maria Melo Medeiros
Goiás: Juliano César da Silva
O projeto terá duração de 20 meses e prevê a implementação de corredores agroecológicos, capacitação de agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais, além da promoção da produção de sementes crioulas e alimentos agroecológicos. A meta é beneficiar diretamente 1.600 famílias em 71 municípios, alcançando de forma indireta mais de 3.200 famílias em diferentes regiões do país.
Os Agentes de Transição Agroecológica desempenham papel fundamental ao acompanhar comunidades, oferecer suporte técnico, sistematizar experiências e apoiar a formação de multiplicadores locais. Para a presidente da Agrobio, Vanilda Ferreria, a iniciativa busca “fortalecer a autonomia camponesa e ampliar a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar e nutricional”.




