Rede Sementes da Vida

Agrobio abre processo seletivo para mobilizador territorial no Território Kalunga

A Associação Nacional de Fortalecimento da Agrobiodiversidade (Agrobio) divulgou nesta quinta-feira (13) o Termo de Referência nº 013/2025 para a contratação de serviços técnicos especializados em mobilização social e comunitária no âmbito do Projeto Biodiversidade e Cadeias Produtivas: Restauração de Áreas Degradadas e Sustentabilidade Socioeconômica no Cerrado Goiano (BIOCA).

A seleção prevê a contratação de uma pessoa jurídica para atuar como mobilizadora territorial no Território Quilombola Kalunga, que abrange os municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. O trabalho será executado em parceria com a Associação Quilombo Kalunga (AQK) e demais comunidades locais.

Com duração de 36 meses, o contrato prevê início em novembro de 2025 e término em outubro de 2028, acompanhando o cronograma geral do Projeto BIOCA.

O papel da mobilizadora territorial será engajar e articular pessoas, instituições e lideranças comunitárias em torno das ações de restauração ecológica e fortalecimento das cadeias produtivas do Cerrado. O profissional deverá atuar lado a lado com as comunidades, promovendo processos participativos, diálogos territoriais, rodas de conversa e atividades de formação que assegurem o protagonismo local nas decisões e práticas do projeto.

O trabalho inclui o mapeamento de atores locais, a facilitação de espaços de escuta e mediação de conflitos e a comunicação comunitária das ações do projeto por meio de rádios locais, redes sociais e materiais educativos produzidos em conjunto com a equipe técnica da Agrobio.

Podem se candidatar organizações sociais, associações, coletivos ou instituições públicas e privadas com experiência em mobilização comunitária, articulação social, facilitação de oficinas e comunicação popular. A residência ou atuação direta na região Kalunga será considerada um diferencial.

Entre as responsabilidades estão a organização de reuniões e oficinas com lideranças locais, a identificação de parceiros estratégicos e a produção de relatórios mensais sobre as ações realizadas. Os currículos e documentos devem ser enviados para o e-mail: agrobio.nacional@hotmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima